Guia Infantil

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"27ª SEMANA"

O SONO TRANQUILO DO BEBÊ
Seu bebê:
Muita coisa está acontecendo nesta semana. Seu bebê está pesando 1 kg, aliás, é bem provável que tenha ultrapassado essa marca. Ele também já é capaz de abrir e fechar os olhos. Além disso, pode ter começado a soluçar um pouquinho mais. E não é à toa. Seus pulmões estão quase formados. Como ele cresceu, já mede 34 centímetros da cabeça aos pés, você vai perceber todos esses movimentos com mais clareza. Não se preocupe porque isso é pra lá de normal. Por enquanto, ele, no aconchego do útero, passa um tempo dormindo, mais algumas horas acordado e, em seguida, volta a adormecer...
Sua gravidez:
Hmmm, que vontade de comer picolé de tapioca. E também feijão com bolacha, pinha verde, carambola com mel... Acredite: muitas mulheres grávidas experimentam desejos assim, um tanto absurdos. Os médicos não sabem dizer, com certeza, se há uma explicação científica para a vontade de comer alimentos incomuns durante a gravidez. Suspeitam, no entanto, que poderia ser a carência de algum nutriente. Ou, então, outro tipo de carência: a vontade de receber atenção e mimos, o que é compreensível nessa fase. Na dúvida, procure manter uma alimentação equilibrada para o seu bebê não ter nenhuma privação nutricional nem você precisar sair, no meio da madrugada, em busca de uma fruta pra lá de exótica.

"26ª SEMANA"

OS OUVIDOS DO BEBÊ ESTÃO MAIS AGUÇADOS
Seu bebê:
Vamos dar mais uma espiada no útero? Seu bebê continua respirando o líquido amniótico, o que é um ótimo treino para seus pequenos pulmões. Assim, quando ele nascer, terá forças para inspirar e expirar, além de fôlego de sobra para chorar sempre que sentir fome ou algum desconforto. Novas terminações nervosas estão se constituindo nos ouvidos e tornam sua audição mais aguçada a cada dia. Ele agora mede cerca de 23 centímetros e pesa quase 900 gramas. Em breve, vai chegar a 1 quilo!
Sua gravidez:
É dia de conferir sua agenda da gravidez e checar se você está atualizada com os exames do pré-natal. A partir de agora até a 28ª semana, seu médico poderá solicitar o teste de glicemia pós-prandial, que vai avaliar como o seu organismo se comporta na hora de processar o açúcar dos alimentos. Essa avaliação serve para detectar o diabete gestacional, um problema que atinge 10% das grávidas e geralmente desaparece depois do parto. Por falar em açúcar, que tal moderar o consumo de doces e trocar as guloseimas por alimentos mais nutritivos, como frutas e sucos?