Guia Infantil

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

"20ª SEMANA - METADE DA GRAVIDEZ"

UMA NOVA PROTEÇÃO PARA A PELE
Seu bebê:
Todo o seu corpo está agora coberto por uma substância branca e oleosa. É a vernix caseosa, que entrou em cena para proteger sua pele do líquido amniótico. Pudera. Ficar mergulhado ali tanto tempo poderia causar irritações na frágil pele do pequeno. Essa substância, que é muito escorregadia, também vai facilitar a descida do bebê, no momento em que ele se encaixa na pelve, lá no fim da gestação. A essa altura, ele já pesa 260 gramas e mede cerca de 16 centímetros.
Sua gravidez:
Nesta semana, um líquido fino e branco pode ter saído das suas mamas. Trata-se do colostro, o primeiro leite que alimentará o recém-nascido. Uma pequena quantidade pode ser liberada quando as mamas são levemente massageadas. Você também pode estar sentindo mais calor ou transpirando muito. Esses são sintomas comuns na gravidez. De qualquer modo, é importante se manter hidratada. Se o dia estiver quente, a água-de-coco é uma opção refrescante e nutritiva.
Diabete gestacional: um diagnóstico nada doce
Excesso de peso, sedentarismo e uma dieta desequilibrada fazem mal em qualquer época da vida. Mas, quando essa indisciplina encontra a gravidez, o problema pode ser um pouco mais desagradável. Em algumas mulheres, esses hábitos errados provocam o diabete gestacional, quadro em que o organismo não produz insulina o bastante para assimilar todo o açúcar no sangue.
É possível controlar o diabete gestacional
Ele normalmente aparece por volta da 26ª semana, quando a placenta passa a produzir mais hormônios que levam à resistência à insulina, e se normaliza após o parto. O tratamento é importante para evitar que o bebê fique muito gordo (o que, ao contrário do que nossas avós pensam, não é saudável) ou desenvolva hipoglicemia ao nascer. A maior parte das gestantes consegue controlar o problema fazendo uma dieta. Caso essa estratégia não funcione, é preciso apelar para exames de sangue semanais e o uso de insulina.
Parcimônia no consumo de carboidratos
O cuidado maior, no entanto, é evitar a ingestão de carboidratos, especialmente os de absorção rápida, como açúcares e derivados de farinha branca. Outra medida importante é manter uma dieta em torno de 2,8 mil calorias diárias orientada por um nutricionista. Ainda assim, o mais sábio é evitar que a diabete dê as caras. Um dos maiores vilões para dispará-la é consumir doces em jejum. A dica para quem não quer abrir mão da sobremesa é reforçar a ingestão de fibras na refeição anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário