Guia Infantil

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"25ª SEMANA"

NASCEM OS PRIMEIROS FIOS DE CABELO DO BEBÊ
Seu bebê:
Tem novidade dentro do útero! Os cabelinhos do seu filho começaram a crescer e já têm uma coloração definida. Mas essa característica pode mudar quando a criança nascer. Há umas sete semanas, o exame de ultra-som já era capaz de mostrar os genitais do bebê e tirar a prova dos noves: será que vai ser Maria ou será que vai ser João? Se ele se mostrou tímido no último exame, vale a pena tentar mais uma vez solucionar o mistério. Algumas pessoas, no entanto, garantem que sabem a resposta só de ouvir os batimentos cardíacos do feto. Quando o coração bate rápido, dizem que é menina. Se bate mais devagar, afirmam que é menino. Tudo indica que isso não passa de mito. Assim, o melhor mesmo é recorrer ao ultra-som para esclarecer a questão.
Sua gravidez:
Ontem você estava irritada, hoje acordou alegre e, de repente, sentiu vontade de chorar? Calma, mãe. Não há nada de errado com você. É assim mesmo durante a gravidez. As oscilações de humor são constantes nessa fase e a culpa disso, como sempre, é dos hormônios, que estão em ebulição no seu organismo. Para se sentir melhor, procure relaxar, cuidar do corpo e dormir bem. Evite também as bebidas com cafeína, como o café, o chá preto e os refrigerantes à base de cola. Essas substâncias podem deixá-la mais ansiosa e, de quebra, piorar o seu humor.
O enxoval do bebê:
Duas regras são básicas para montar o guarda-roupa do recém-nascido. A primeira você deve ter ouvido milhares de vezes, mas não custa nada relembrá-la: não deixe para resolver essa pendência nas últimas semanas de gravidez. Você vai estar cansada e sobrecarregada com outras tarefas. Por isso, monte o enxoval assim que for possível.
A outra recomendação é não estocar muitas roupas. O ideal é de início adquirir apenas algumas peças nos tamanhos recém-nascido e pequeno. A partir daí, você só precisa renovar a coleção de acordo com o crescimento da criança e a estação do ano.
Ainda não pensou na mala da maternidade? Veja a lista com os itens que não podem faltar na bagagem do bebê.
Para o bebê:
6 conjuntos de pagão
6 macacões compridos
6 macacões curtos
2 casaquinhos de lã
3 mantas de lã ou linha
4 camisetas
2 dúzias de fraldas de pano
6 pares de meia
2 toucas
4 pares de sapatinhos
6 babadores
Para o berço:
4 jogos de lençóis
2 lençóis avulsos
4 fronhas
2 cobertores
1 endredom
1 protetor de colchão
1 par de protetores de berço
Para o banho:
3 toalhas com capuz
3 toalhas sem capuz
3 toalhas de fralda
Para a higiene:
Fraldas descartáveis
Sabonete neutro
Xampu neutro
Saboneteira
Lenços umedecidos
Pote com tampa para guardar algodão
Hastes flexíveis de algodão
Lenços de papel
Para o carrinho:
3 jogos de lençóis

Nenhum comentário:

Postar um comentário