Guia Infantil

terça-feira, 17 de novembro de 2009

"16ª SEMANA"

UM TREINO PARA OS PULMÕES
Seu bebê:
O trabalho não pára. No organismo do seu futuro bebê, que agora pesa 80 gramas e mede 10 centímetros, as células se multiplicam. Todos os órgãos estão a postos e continuam se desenvolvendo. Seus ossos se fortificam. Já os sistemas circulatório e urinário estão sendo aperfeiçoados. Enquanto ele inspira e expira o líquido amniótico, vai exercitando os pulmões. Prepare-se porque ele vai dobrar de peso e tamanho nos próximos 15 dias.
Sua gravidez:
Confesse: você deve estar ouvindo muitos elogios. Não é por menos. As mulheres tendem a ficar mais bonitas e radiantes na gravidez. Há uma explicação para isso. Além da felicidade de ser mãe, o aumento do volume de sangue, que chega a ser 50% maior nestes meses, está por trás desse efeito Cinderela, deixando sua pele corada e reluzente. Por isso, não deixe de comer alimentos ricos em ferro. Esse mineral vai estimular a produção de glóbulos vermelhos no seu sangue e no do seu filho e evitará problemas de saúde, como a anemia. Outro nutriente que não pode faltar na sua dieta é o zinco, que manterá seu sistema imunológico, e o do futuro bebê funcionando a mil.
O ultra-som ao longo da gravidez
A verdade seja dita: não há exame mais esperado durante a gravidez do que a ultra-sonografia. É ela que revela o sexo do bebê, que mostra todos os dedos, que estima peso e altura. Para satisfazer tanta curiosidade dos pais (e também ser útil para o médico acompanhar o desenvolvimento do feto), deve ser realizada em diferentes momentos da gravidez.
Ultra-som vaginal
Um dispositivo chamado transdutor é colocado na vagina. Nesse caso, a ultra-sonografia mostra o tempo de gravidez, o crescimento fetal e se o embrião está alojado no útero. Indicada a partir da 5ª semana, quando dá para visualizar o saco gestacional.
Translucência nucal
Com o aparelho de ultra-som posicionado no abdome ou na vagina, mede-se o acúmulo de líquido na nuca do feto. O ideal é que esteja abaixo de 2,5 milímetros. O aumento da medida da prega da nuca está associado ao risco mais elevado de síndrome de Down e a outras anomalias cromossômicas. Indicada entre a 11ª e 14ª semana. Isso porque, depois desse período, o volume do líquido se altera e o exame perde sua validade.
Ultra-som morfológico
Com o aparelho sobre a barriga, avalia toda a anatomia e detecta mais de 85% das más-formações do bebê. É indicado entre a 20ª e a 24ª semana. Nesse período, os órgãos já estão bem definidos, então é possível diagnosticar precisamente más-formações de pés, mãos, face, coluna, coração, trato urinário e diafragma. É possível também, com quase 70% de acerto, determinar o sexo do bebê.
Dopplervelocimetria
Pelo abdome, permite a análise do fluxo de sangue pelas artérias e veias do bebê. Também averigua o peso e as condições da placenta e do líquido amniótico. Deve ser realizada em todos os exames de ultra-sonografia.
Ultra-som 3D
Vale como complemento ao ultra-som convencional. Não é um exame fundamental em termos de avaliação do feto. É eficiente, no entanto, para detectar más-formações nas extremidades e no rosto, como a fenda labial. Indicada após a 34ª semana, fase em que, segundo os médicos, a imagem tem a melhor definição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário