Guia Infantil

terça-feira, 13 de outubro de 2009

"11ª SEMANA"

OS PRIMEIROS SOLUÇOS DO FUTURO BEBÊ

Seu bebê:
O diafragma, o músculo da respiração, está em pleno processo de desenvolvimento. Assim, é normal se o feto soluçar um pouco nessa fase. Os movimentos são tão sutis que você nem irá perceber. Com os dedinhos separados, em breve seu bebê conseguirá abrir e fechar as mãos. Os órgãos genitais externos também estão se formando. Mas você vai precisar esperar mais um pouco para saber se o quarto da criança será azul ou cor-de-rosa.
Sua gravidez:
São tantas as dúvidas nesta semana... O que eu não posso comer? Quais remédios devo evitar? Nada mais natural. A futura mãe precisa ser cuidadosa, pois tudo o que ela consome é absorvido pelo feto. Os médicos ainda não entraram num consenso sobre o limite de álcool que a gestante pode ingerir diariamente. Na dúvida, passe longe de bebidas alcoólicas. Aproveite para reduzir o açúcar, se entupir de doces não é nada saudável, e modere também o sal, que pode elevar a sua pressão.
O que não pode faltar no prato da gestante:
Os alimentos consumidos durante a gravidez fornecem a energia e os nutrientes necessários para o bebê se desenvolver. Por isso, o cardápio das gestantes precisa ser rico e variado. Não podem faltar cereais, leguminosas, laticínios, carnes, peixes, hortaliças e frutas. Confira as vantagens de cada um deles:
Grãos e cereais (pães, arroz, aveia e massas)
Alimentos preparados com farinhas de trigo e milho são uma boa pedida, pois elas são enriquecidas com ácido fólico, uma vitamina que previne defeitos congênitos, principalmente no cérebro e na medula espinhal.
Leguminosas (feijão, grão-de-bico e soja)
Contêm ferro, um nutriente que reduz os riscos de anemia e, por isso mesmo, não pode ficar ausente do cardápio das grávidas.
Laticínios (leite, queijo e iogurte)
São excelentes fontes de proteína e também de cálcio, um mineral que contribui para a formação dos ossos e dentes do bebê.
Carnes magras, aves e peixes
Vitaminas do complexo B, ferro e especialmente proteínas, todos essenciais para o desenvolvimento do feto, são encontrados nesses alimentos.
Hortaliças
Tomate, ervilha e brócolis são também fontes de ácido fólico, a vitamina do complexo B que previne a malformação do tubo neural, que afeta o cérebro e a medula espinhal da criança. Frutas
São ricas em fibras, por isso ajudam a regular o trabalho do intestino e previnem a prisão de ventre durante a gravidez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário