Guia Infantil

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"12ª SEMANA"

OS OLHOS ESTÃO PISCANDO
Seu bebê:
Ele dobrou de peso nos últimos 15 dias. Agora está com 14 gramas e mede cerca de 60 milímetros. Suas cordas vocais estão em formação. Os dedinhos estão alongados e separados sem falar que as unhas começaram a crescer. Além de receber nutrientes e oxigênio do corpo da mãe, o bebê também já pode responder a alguns estímulos. Dentro da bolsa de água, ele consegue piscar, mover os dedos e até abrir a boca.
Sua gravidez:
Passe a mão sobre seu ventre. Sua barriga deve ter crescido um pouquinho, não é? A partir de agora, os sinais de gravidez se tornam mais evidentes. Os seios podem aumentar de tamanho e ficar doloridos. Além disso, talvez você comece a engordar. Deste momento em diante, as náuseas e os enjôos que tanto a incomodaram nas primeiras semanas vão desaparecer. Daí, com o fim dessa sensação pra lá de desagradável, seu apetite vai reaparecer. Por falar nisso, você vai passar a sentir uma baita fome. Não é à toa: o bebê precisa de muitas vitaminas, proteínas e minerais para se desenvolver numa boa.
Cálcio é fundamental na dieta da gestante
Sem dúvida nenhuma. Isso porque esse mineral vai contribuir principalmente para a formação do esqueleto do bebê, fortalecendo ossos e dentes. Também auxilia na regulação dos batimentos cardíacos e na coagulação sanguínea. A falta de cálcio, no entanto, não compromete apenas a saúde do feto. É um problema mais sério para a gestante, se o feto não receber a quantidade que precisa para se desenvolver, automaticamente usará o cálcio armazenado nos ossos e dentes da mãe. Esse roubo pode ocasionar cãibras, cáries e unhas quebradiças nas mulheres. Se elas engravidarem várias vezes e não repuserem o cálcio, poderão desenvolver a osteoporose no futuro.
Risco de pré-eclampsia
A carência de cálcio ainda pode contribuir para a subida da pressão arterial na gestante, elevando os riscos de pré-eclampsia. Se não for tratada, essa doença pode levar ao parto prematuro, colocando o bebê e a mãe em perigo. Os estudos científicos ainda não conseguiram identificar como o mineral age no organismo para reduzir esses riscos.
Fontes naturais
Mulheres grávidas precisam de 1.200 miligramas de cálcio por dia. O mineral é encontrado principalmente nos derivados do leite. Iogurtes naturais e com frutas e leite integral e desnatado são muito indicados nessa fase. Amêndoa, sardinha, camarão, ricota e brócolis são outras fontes de cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário