Guia Infantil

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"14ª SEMANA"

AS PAPILAS GUSTATIVAS ESTÃO SE FORMANDO
Seu bebê:
Doce ou salgado? Seu futuro bebê já percebe a diferença entre os sabores do açúcar e do sal. É que, nesta semana, suas papilas gustativas começaram a funcionar. Seu cérebro continua se aperfeiçoando e envia comandos para os músculos se movimentarem, inclusive os da face. Por isso, ele agora é capaz de franzir a testa, fazer caretas e sugar o polegar. Aliás, ele pode estar chupando o dedo agora mesmo.
Sua gestação:
É bem provável que, nesta semana, aquela calça de que você tanto gosta provavelmente não esteja mais servindo... Afinal, sua barriga não pára de crescer. Que tal incrementar o guarda-roupa e adotar o visual de gestante? E, já que o assunto é gravidez, aqui vai um conselho: nada de exagerar nas garfadas e comer em excesso. Engordar além do limite não é uma boa mesmo. Quanto ao pré-natal, seu obstetra deve ter solicitado novos exames, como a translucência nucal, que avalia o acúmulo de líquido na cabeça do feto. Se você tem mais de 35 anos, seu médico também poderá realizar exames complementares para checar como o pequeno está se desenvolvendo.
Os benefícios da água-de-coco:
Um copo de água-de-coco gelada geralmente é indicado para aliviar o enjôo e a azia durante a gravidez. Mas a bebida tem outros benefícios. Além de refrescante, ela é nutritiva e possui sais minerais, como o sódio e o potássio, que regulam o equilíbrio dos líquidos no organismo. Outro ingrediente da água-de-coco é o magnésio, que contribui para a formação e o crescimento dos tecidos e, por isso mesmo, é indispensável na dieta das gestantes.
Cuide bem das suas mamas
Que tal anotar numa caderneta todas as dúvidas que estão passando pela sua cabeça neste exato momento? Assim, você não vai se esquecer de perguntá-las ao obstetra na próxima consulta do pré-natal. De quebra, vai tirar um monte de preocupações da frente. Por falar em dúvidas, levantamos algumas das questões mais comuns sobre os cuidados com os seios durante a gravidez. Confira as respostas.
1. Quando o sutiã de sustentação deve ser usado?
Procure usar essa peça durante o dia e à noite. Pode parecer exagero, mas esse cuidado evitará que os seus seios fiquem flácidos depois que o bebê nascer e quando você começar a amamentar. Um dos primeiros sinais da gravidez é o crescimento das mamas. Por isso, elas precisam, o quanto antes, de uma boa sustentação.
2. Existem restrições a cremes e sabonetes?
Sim. Use apenas água para lavar o mamilo e a aréola. Na hora de aplicar hidratantes ou produtos que previnem estrias, não besunte essa parte do seio. Ali, a pele é mais delicada e, em contato com cremes ou sabonetes, vai perder sua proteção natural. Sem esse cuidado, o resultado aparecerá mais adiante, depois da gravidez, na forma de incômodas rachaduras que podem dificultar a amamentação.
3. Esfregar buchas e toalhas nos mamilos vai deixá-los mais resistentes?
Não. Ao contrário do que muita gente pensa, esse procedimento apenas favorece o aparecimento de lesões. O mamilo é resguardado naturalmente pelas glândulas de Montgomery, pequenos nódulos que surgem nas aréolas durante a gravidez. São elas que lubrificam e protegem essa parte do seio. Friccionar uma esponja ou toalha ali jogará por água abaixo toda essa proteção, além de aumentar o risco de fissuras durante o aleitamento.
4. É recomendável fazer exercícios para os seios?
Não. Além de causar dor, torções ou puxões nessa área são ineficazes. Essas técnicas apenas causam mais estresse para a mulher.
5. Banhos de sol são benéficos para os mamilos?
Sim. Os banhos de sol são indicados para prevenir as rachaduras nos mamilos durante a amamentação. E não precisa esperar o bebê nascer para adotar esse cuidado. Escolha um horário apropriado, no início da manhã ou no fim da tarde, e não deixe a pele exposta por mais de 15 minutos.

Um comentário:

  1. oi pati desculpe a demora mas tive q me ausentar da net esses dias. já estou te seguindo viu vou te acompanhar bjinhos

    ResponderExcluir