Guia Infantil

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

"6ª SEMANA"

O CORAÇÃO BATE ACELERADO
Seu bebê:
O tum-tum da vida não pára. É o coração do futuro bebê, que está batendo de 100 a 130 vezes por minuto, bem mais rápido do que o seu. Esse órgão, que começou a trabalhar logo após a concepção, no 21º dia de gravidez, lembra um pequeno tubo nesta sexta semana e continuará a se desenvolver até o final do primeiro trimestre. O embrião já tem a base do que serão seus pulmões e nariz. O cérebro também não pára de crescer e os membros estão ganhando forma. Em breve, surgirão as mãos, os pés e os dedinhos.
Sua gravidez:
Talvez os enjôos matinais estejam incomodando você nestes dias. Não se preocupe, pois esse sintoma é comum nas primeiras semanas. Algumas mulheres sentem náuseas à tarde ou à noite. Outras sofrem com azia. Um dos segredos para controlar o mal-estar é fazer pequenas refeições ao longo do dia. Aproveite a semana para agendar uma consulta com o seu dentista e avaliar como está a sua saúde bucal – acredite, isso também é importante durante a gravidez.
Livre-se dos enjôos:
As náuseas e os vômitos durante o primeiro trimestre de gravidez são considerados pelos médicos um sinal de que tudo vai bem. Mas esses desconfortos, que são conseqüência da atuação dos hormônios no corpo da mulher, realmente incomodam. Veja algumas dicas para reduzir o mal-estar: Não passe muitas horas de estômago vazio, pois isso aumenta a produção de ácidos no estômago. Coma pequenas porções de alimentos no decorrer do dia. Evite frituras e prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados. Mastigue devagar e não beba líquidos durante as refeições.
E o que fazer para diminuir o mal-estar matinal? "Quando a mulher já acorda enjoada, uma ou duas bolachas de água e sal podem melhorar o sintoma", no período de gestação, os líquidos gelados trazem mais alívio do que as bebidas quentes. No caso de os enjôos persistirem por mais de três meses, a gestante deve conversar com o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário