Guia Infantil

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"8ª SEMANA"

UM SER HUMANO EM MINIATURA
Seu bebê:
Apenas 20 milímetros. Esse é o tamanho do seu futuro bebê no fim do segundo mês de gestação. Ele continua minúsculo, menor do que um feijãozinho, mas seu crescimento está a todo vapor. O baço, a traquéia, a laringe e os brônquios começam a tomar forma. A pontinha do nariz e as dobras das pálpebras acabam de aparecer. Ele já tem ombros, e os braços cresceram um pouco. Aliás, praticamente tudo o que notamos num ser humano já está presente no embrião. Por isso, dentro de alguns dias, ele estará pronto para ingressar no período fetal.
Sua gravidez:
Seu útero está crescendo, mas ainda é difícil perceber que você está grávida. Isso é só uma questão de tempo. Em breve, sua cintura vai se expandir e você vai notar outras mudanças no corpo. A pele vai ficar mais viçosa e os cabelos mais brilhantes. Além disso, disposição é o que não vai faltar para você. O intestino, por outro lado, pode desacelerar seu ritmo de trabalho. O estômago também passa a produzir uma maior quantidade de ácidos nesta fase, causando uma incômoda queimação. Descubra o que fazer para evitar a azia e outros problemas.
Quando a azia começa:
Diz um antigo ditado que as gestantes sentem a famosa queimação no estômago no momento em que os primeiros cabelinhos do bebê começam a nascer. É um mito, claro. Durante esse período, a musculatura do trato gastrointestinal relaxa, diminuindo a secreção gástrica. Com isso, a digestão se torna mais lenta, intensificando a azia. Esse problema é mais comum a partir do segundo trimestre, mas algumas mulheres sofrem com ele durante toda a gestação. Para aliviar o sintoma, a dica dos médicos é comer de forma fracionada seis vezes ao dia é o ideal e passar longe de frituras e alimentos gordurosos e picantes, que são mais difíceis de digerir. Nessa fase a musculatura do intestino também fica mais relaxada, o que reduz as evacuações e pode causar prisão de ventre. Uma alimentação saudável com alimentos ricos em fibras, como as frutas e os legumes também ajuda a prevenir esse incômodo.
A importância do ácido fólico:
Tomate, cogumelo, ervilha, brócolis e espinafre são alguns alimentos ricos em ácido fólico. No entanto, a quantidade da vitamina fornecida por essas fontes não é considerada suficiente para quem deseja engravidar. Aí entram em cena os suplementos, que geralmente associam o ácido fólico a outras substâncias também essenciais à gestante, como o ferro, que previne a anemia. As cápsulas podem ser encontradas nos postos de saúde pública e são gratuitas. Atualmente, as farinhas de trigo e milho, por determinação do Ministério da Saúde, também são enriquecidas com ferro e ácido fólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário